segunda-feira, 27 de julho de 2009

Desejos

http://globoesporte.globo.com/Esportes/Esporte_Espetacular/0,,16321,00.html


Oi gente,

Tem sempre muitas coisas que quero compartilhar com vocês aqui, e não são apenas coisas sobre minha vida, mas coisas do mundo... Infelizmente, às vezes passa e eu não tenho tempo de vir aqui comentar sobre o acontecido com vocês, mas hoje prometi à mim mesma que seria diferente...

Ontem ví esta reportagem no programa Esporte Espetacular da TV Globo e me sensibilizei, percebí que não podia gurdar apenas pra mim o que ví e senti... Por isso estou postando o link pra vocês, para que vejam, ouçam e também possam refletir um pouco como aconteceu comigo.

O texto do repórter é de uma sensibilidade ímpar, sempre gosto muito de suas crônicas, porém esta me tocou de forma diferente. Não pela poesia contida nas palavras do jornalista, mas pela história deste povo que vive de forma tão precária, pessoas às quais são negadas o simples direito de existir com dignidade... DIGNIDADE??? Gente, este povo não sabe o que é isso... Desde que nascem, não tem direito nenhum respeitado... Alimentação? Não há para todos... Vocês verão o "biscoito de barro" que eu pensei se tratar de outra coisa, menos de algo que será utilizado para matar a fome das pessoas. Água potável: apenas 10% das pessoas dispõem!

Me senti até envergonhada de tanto escolher alimentos e algumas vezes até dispensar alguns por não estarem em boas condições de consumo... Na minha casa, volta e meia se põe comida fora! E por favor, não me venham dizer que não fazem isto... Por mais que cuidemos, às vezes escapa um potinho semanas na geladeira, esperando para ser consumido, uma sobrinha do almoço o do jantar que ficamos com pena de pôr fora, afinal tanta gente não tem o que comer... Mas o fato é que esquecemos daquele potinho ali... E passam os dias e na próxima vez em que resolvemos dar uma limpada na geladeira o que encontramos??? ele. Aí já está velho e precisa ir pro lixo.

Me senti envergonhada também de ser tão fútil, de me preocupar com coisas tão insignificantes... E de escrever sobre elas e publicá-las! Vejam bem, estou falando apenas de mim... Mas foi como me senti ontem.

Certamente há pessoas em condições (ou falta total delas) semelhantes o até piores em nosso país, nosso bairro e até nossa família, o fato é que a Africa é o país sede da próxima copa e não tem o menor cabimento os gastos milionários que serão feitos em função deste evento enquanto a população deste lugar vive desta forma miserável... Acredito também que estes mega eventos trazem inúmeras coisas boas: investimentos, turismo, etc, porém lá (e tb aqui) estão alguns dos governos mais corruptos do mundo, e quanto destes investimentos vão realmente para onde deveriam ir???

Ontem enquanto assistia a reportagem e as lágrimas vinham de meus olhos sem eu as controlar, pensei: estes meninos estudam? Frequentam escolas?? Vou pesquisar melhor sobre o assunto, porque realmente não sei que futuro poderá ter um país em que suas crianças vivem tão negligenciadas e que ainda não possuem nem mesmo a educação para as confortarem e quem sabe as proporcionarem um caminho melhor a percorrer, um caminho que traga a mudança, a trasformação, a liberdade para aquele país. Nas palavras do grandioso e ao mesmo tempo, pequenino Paulo Freire: "Educação Libertadora", "Educação Transformadora".

Desculpem o desabafo!!

Abraços!!

4 comentários:

•Jack• disse...

Uma semana maravilhosa e bem light!
vou dar um olhada no link sim!
cheiro

Intimo e Pessoal disse...

Cintia, achei ótimo você tocar nesse assunto, tento postar coisas da nossa realidade também. Eu vi essa reportagem, o biscoito de barro é feito com manteiga. Além disso, outra cena que me deixou triste foi da senhora no meio do lixo, com a feição transmitindo sofrimento, fome, desalento. Naquele momento fiquei em choque. Você é uma pessoa muito sensível.

Abçs
Adriana

Flavinha disse...

nossa como vc é bonita achei linda a ultima foto.vou ver o link é sempre bom nos sensibilizarmos com nosso próximo bjinos

Carolissima disse...

Oi, querida!!!
A reportagem é tocante mesmo!!!
Adorei seu post reflexivo!!! E tbm por vc ter compartilhado essa reportagem conosco!!
beijocassss

Ficando Leve